segunda-feira, 28 de março de 2011

Você é um viciado em reconhecimento?

Rav Ashlag, o fundador do Kabbalah Centre, dizia que depender da aprovação dos outros para se sentir bem constitui a semente da incerteza, depressão e tristeza. Não se engane, a busca pela aprovação é a maior droga jamais inventada. Procurar a energia dos outros para preencher nosso vazio nos dá um “barato” temporário e depois uma queda permanente. Se você pensa: “Não existe ninguém na minha vida de cuja aprovação eu seja dependente”, existem grandes chances de que você esteja procurando aprovação de todos e qualquer um.

Não precisamos da mente humana para reconhecer nossa grandeza; ela está registrada lá em cima. Se estivermos seguindo nossa bússola interna e fazendo coisas boas, receberemos o bem de volta. A conclusão é a seguinte – a Luz vê tudo o que fazemos.

Os kabalistas explicam que o computador universal registra as boas ações que realizamos – mas somente depois que as esquecemos. Ou seja, as coisas pelas quais não temos ego, nem queremos reconhecimento. Lembrar das nossas ações positivas e do fato de as termos feito significa que ainda estamos esperando os elogios.

De acordo com o Zohar, ao chamar atenção para nossas ações positivas, na verdade estamos sugando sua Luz e reduzindo os efeitos positivos do nosso compartilhar. A maneira mais elevada de compartilhar é realizada de forma anônima.

Essa semana, pratique o afastamento de si mesmo e repare quantas ações e palavras você usa para obter uma dose de aprovação das outras pessoas. Cada vez que nos tornamos conscientes de que dependemos dos outros para sentir autoestima, temos a oportunidade de aumentar nosso próprio sentimento de autoestima.

Yehuda

Nenhum comentário: