quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Novidades, novidades, novidades no Cinema Brasileiro

Novidades, novidades, novidades... São muitas novidades! Quem me conhece sabe o quanto fico excitada com as tais novidades. E eu, que achava que estava num auge do entendimento da minha vida e do meu caminho, devo agradecer à todos os santos e a mim mesma, porque essa semana o auge aumentou um grau na escala Richter. Ponto pra equipe!

Mas voltando ao que realmente interessa, vamos às novidades do Cinema Brasileiro:

Quem estréia nos cinemas nacionais essa sexta, dia 12 de Setembro de 2008? "Ensaio sobre a Cegueira". Não perca! Não perca! Não perca!

Falem o que quiserem, a O2 Filmes está bombando, o Fernando Meirelles é um diretor fanstástico e as produções internacionais no Brasil serão incessáveis!!!! Eu e o meu positivismo estamos gritando. Li inclusive que Brasília está discutindo sobre o turismo cinematográfico, claro que em Brasília em primeiro lugar, mas não custa o Brasil se espelhar no que deu certo no mercado Hollywoodiano, custa? Outra coisa, eu comentei que a APEX veio nos visitar para saber como ajudar as produtoras de cinema a exportarem seus produtos? Então, há essa concreta movimentação do governo, que até que enfim visualizou que a exportação da cultura brasileira é uma mina de ouro. E eu começo a realizar o meu grande sonho de vida fazendo parte disto.

E a outra novidade:

Oscar 2009
(fonte Revista de Cinema)

MinC divulga filmes nacionais inscritos para a indicação ao Oscar de longa estrangeiro.

Catorze longas-metragens nacionais inscreveram-se para concorrer à seleção para a indicação ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira para a 81ª cerimônia de entrega do Oscar, promovida pela Academy of Motion Picutres Arts and Sciences.

O escolhido, que será definido por uma comissão de seis pessoas ligadas ao audiovisual, será anunciado no próximo dia 16. Entre os 14 filmes, seis já passaram por festivais internacionais: “Mutum” (Cannes, Berlim e Toronto), “Estômago” (Berlim, Rotterdam), “Os Desafinados” (Biarritz) e “Última Parada – 174” (Toronto), “A Casa de Alice” (Berlim, Guadalajara), “A Via Láctea” (Cannes).

Nos anos 2000, o grande momento nacional no Oscar foram quatro indicações de “Cidade de Deus” em 2003 (direção, fotografia, montagem e roteiro).

Confira a lista dos 14 filmes inscritos para concorrer à indicação ao Oscar de melhor longa estrangeiro:

1 - A Casa de Alice, de Chico Teixera – Cinematográfica Filmes
2 - A Via Láctea, dirigido por Lina Chamie – Girafa Filmes
3 - Chega de Saudade, dirigido por Laís Bodanski – Buriti Filmes
4 - Era Uma Vez, de Breno Silveira – Conspiração Filmes Entretenimento Ltda.
5 - Estômago, de Marcos Jorge – Zen Crane Filmes e Indiana Production Company
6 - Meu nome não é Johnny, de Mauro Lima – Atitude Produções e Empreendimentos Ltda
7 - Mutum, dirigido por Sandra Kogut – Tamberllini Filmes
8 - Nossa vida não cabe num Opala, de Reinaldo Pinheiro – Sequência 1 Cinema e Propaganda.
9 - Olho de Boi, de Hermano Penna – Luz XXI Cine Vídeo Ltda.
10 - Onde andará Dulce Veiga?, dirigido por Guilherme de Almeida Prado – Star Filmes
11 – O Passado, de Hector Babenco – HB Filmes
12 - Os Desafinados, dirigido por Walter Lima Júnior - Tamberllini Filmes
13 – O Signo da Cidade, de Carlos Alberto Riccelli – Pulsar Prod. Art. E Culturais
14 – Última Parada 174, de Bruno Barreto – RPJ Produtores Associados LTDA


Não vi todos desta lista, mas fico com "Estômago", "Meu nome não é Johnny" e quero muito ver o "Olho de Boi". Esperamos que para melhor direção e filme (pelo menos!) o "Ensaio Sobre a Cegueira" dispare desta vez.

Nenhum comentário: