quinta-feira, 28 de agosto de 2008

meu romance...

"CDD".
A vida se arma de uma forma muito interessante. Eu digo se arma porque coisas inesperadas e surpreendentes acontecem na vida. Na vida de todos...
"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara!"
Eu hoje quero contar um romance que se arma há pouco mais de 8 anos.
"Cidade de Deus" é como eu conhecia o hoje "CDD". Houve uma enorme divulgação do filme em Londres. Um divisor de águas na indústria cinematográfica brasileira. Eu enchi meus olhos de lágrimas quando os créditos começaram a subir na sala de cinema. Lembro como se fosse ontem. Dias depois, em um almoço ensolarado londrino conheci um diretor de cinema. Morei com duas francesas e uma delas estava estagiando por 3 meses na capital britânica e ela quis que eu conhecesse este diretor porque eu estava me formando em teatro, enfim... Ele entrou no restaurante com uma revista enrolada na mão. Era uma revista de cinema. E a capa? Ah, a capa era o "City of God" by Fernando Meirelles, the Brazilian director. Boom! Eu tenho que admitir, eu pago um pau pro FM! Mas voltando à Londres, o diretor, que eu nem lembro o nome, com o objetivo de me dar algum conselho profissional, foi direto ao ponto: "Quer um conselho? Volta para o Brasil e faça cinema lá! Com este filme, o mundo vai estar olhando para as produções brasileiras." E eu tomei este rumo, não só por influência dele, mas também por influência dele e do filme. De forma sutil, sem nenhum alarido, como se armando uma surpresa daquelas bem planejadas. E pouco mais de 8 anos, estava eu na pré-estréia do "Blindness", o novo filme do Meirelles. Um novo divisor de águas nas produções brasileiras. Agora estou eu em São Paulo, próxima de pessoas que fizeram o filme acontecer e desta vez este é em inglês, com legendas em português. Até parece um trocadilho de quando assisti o "CDD" que era em português, com legendas em inglês, por eu estar em London Town. E assim a vida vai se encaixando, conforme os nossos sonhos e nossos esforços... Quem diria que 8 anos depois eu estaria na produtora do brilhante Fernando Meirelles? E na boa, trabalhar perto dele, só em fez admirá-lo mais e mais por seu talento, por sua calma, por sua criatividade, percepção e sensibilidade e muito mais ainda por sua simplicidade e humildade.
Assistam: "Ensaio sobre a Cegueira" dia 12 de Setembro nos cinemas brasileiros!

Nenhum comentário: