quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gripe Suína????

Bah, na boa, a mídia é tão escrava da banalidade que eu ainda me impressiono.

Veja bem, hoje o Banco Central baixou os juros do país novamente e HOJE o Brasil deixou de ser o país com maiores taxas de juros no mundo, mas se falou muito mais na tal gripe Suína do que qualquer outra coisa. Tem cabimento? Parece até que é a epidemia da peste negra, AIDS no ínicio dos anos 90, ou tuberculose no séc. XIX, com a grande diferença de que no MUNDO há pouco mais de 100 casos da doença, eu disse no MUNDO. Mas que sensacionalismo, hein?! Claro que tem que tomar medidas para não espalhar a doença, o que é óbvio que no Brasil a ANVISA tá cuidando, tá cuidando, mas ninguém tá usando máscaras no aeroporto de Garulhos e também não diz quantos funcionários estão trabalhando no controle da doença e isso sim deveria ser noticia nesse país. A falta de responsabilidade de um órgão público como a ANVISA sobre um assunto que o mundo está em alerta, mas voltando ao meu ponto inicial: precisa o mundo estar em alerta? É claro que com o mundo globalizado, com a facilidade de se viajar pro exterior e com as misturas de culturas, é óbvio que uma doença tem mais facilidade de ir para outros países num piscar de olhos. Assim como se pode passar AIDS mais facilmente por esses mesmos fatores, assim como se pode o mau caratismo de políticos, por exemplo, ser exportado para outras localidades e o que é pior o dinheiro que eles roubam são transportados mais facilmente ainda, assim como muita gente no Brasil recebe a reveria LSD que vem diretamente de Londres via Os Correios do Brasil e The Royal Mail, your majesty. E? Tô com essas ultimamente... e? E isso é assunto nacional, mundial, de alta importância? Claro que não! O importante mesmo é a Gripe Suína... E tem outra, já repararam que todo ano tem uma epidemia de alguma gripe quase mortal? Já teve a Gripe Asiática, lembram? Pois é, foi outro alarido mundial, mas alguém conhece alguém que morreu de gripe asiática?

Tô fazendo essa "polêmica" só porque eu acredito que a mídia deveria informar sobre a gripe essa, mas sem alardes, sem dramas. Vamos mostrar as coisas boas que acontecem no mundo também? De quando em vez, só para mudar de assunto? E as curas diárias que acontecem, alguém faz alarde? Os juros baixaram, a justiça foi cumprida, houve uma meditação em massa pela paz e ainda, no mesmo dia, algumas pessoas se protegeram da gripe suína e no Brasil, o Ministério da Saúde já tomou tais e tais medidas e chega desse papo, pronto. É um frisson em cima do Ronaldo Fenômeno, do "Curinthia", da Mulher "Gelatina", da crise mundial, da gripe-não-sei-das-quantas, do final da novela das 8, em cima de qualquer banalidade, mas e as alegrias do mundo? As artes? Educação na TV brasileira nem pensar, neh?

Fica aí meu protesto contra a mídia dramática e sensacionalista mundial, que essa tal de Gripe Suína venha contaminar a cabeça dos povos com mais notícias relevantes.

Nenhum comentário: