sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós!

Liberdade sf 1 Direito de agir de acordo com a própria vontade. 2 Condição de pessoa não sujeita a escravidão ou servidão. 3 Independência, autonomia. 4 Permissão, licença.


Eu, como ótima questionadora que sou, ando pensando sobre a liberdade... Sim, sou um ser livre! E quanto mais livre eu me torno, mais eu busco a liberdade tanto de idéias, como de atitudes, de pensamentos, de vicios e de tudo que eu puder me libertar. Se passa uma vida inteira preso dentro dos paradigmas sem nem se dar conta, já repararam?  E eu, tentando ser o mais livre possível tento detectar isso nos outros e assim posso me livrar mais facilmente dos meus próprios paradigmas. Sim, porque afinal, os outros são nosso espelho, não? SIM!  Uma vez eu achava que o fato de eu ser um espírito livre, que essa grande habilidade era ruim. Minha família achava isso ruim porque nasci numa cidade e numa família onde não interessa muito quem cada um é ou a habilidade que cada um tem, cada gosto para cada coisa e cada busca única, mas o que interessa é o que o coletivo espera de ti. E eu, com essência muito livre, sempre questionei isso e fui atrás de descobrir quem eu era. Comecei cedo e obviamente longe de toda minha família... E assim fui livremente morar em outro país. Me tornei livre para enlouquecer, experimentar, perder o cabeção e veja bem, só pelo fato de eu ter toda essa liberdade, eu simplesmente não fiz nada ao extremo: experimentei, aprendi, soube o que era bom pra mim, tive receio, me livrei dos medos também e calmamente fui me tornando um ser mais livre e experiente, sabendo quem eu gostaria de me tornar. Eu vejo alguns casos de seres que ficam sempre empacados no mesmo lugar e com o mesmo tipo de proteção familiar que o mínimo que buscam para tentar se libertar é a libertinagem, sabe? Aquela sede de fazer tudo-agora-nesse-mesmo-segundo-com-todas-as-forças, senão a oportunidade de se libertar pode escorregar pelas mãos... A família pode ser um tesouro na vida das pessoas, como pode ser uma amarra, infelizmente. Segundo o dicionário Aurélio, liberdade é o direito de agir de acordo com a própria votade e não agir de acordo com a vontade dos outros ou ter preguiça de agir e arcar com suas consequências. Sim, porque tudo na vida tem consequências e nada de muito romântico é levado em consideração aqui, porque não é Deus quem escolhe pela gente, então não  é ele quem nos pune e sim nós mesmos. Entenderam? A real é que para ser livre ou para ser mais um na multidão fazemos escolhas diárias e todas elas tem consequências, quer queira, quer não. Eu prefiro ser livre, fazer minhas próprias escolhas e arcar com as consequências daquilo que escolhi, sem preguiça da vida ou das coisas dificeis. Prefiro ser assim porque só assim eu sei o quanto sou capaz e só assim eu posso me alegrar comigo mesma e evoluir. A preguiça de evoluir é triste de ver... um ser pode ficar parado no mesmo lugar por eras, sabe quanta perda de tempo que ele mesmo está escolhendo para si mesmo? E isso traz baixa auto-estima e isso faz com que os pensamentos se encham de minhocas e isso faz com que vivamos constantemente agindo de forma defensiva. Ui! Eu sou um ser livre! A liberdade tem cheiro de mato, de vento, tem a gostosa sensação de uma brisa num dia de sol batendo no rosto, traz um contentamento para o coração inexplicáveis. E eu que já pensei que isso seria uma atitude ruim na vida... Velhos tempos... Nos tempos modernos eu busco a liberdade em tudo e todos. Não queiram me prender a esse sistema falido que alguém inventou e nem se sabe quem. Não queiram me prender nas relações humanas que sugam o melhor dos outros só para alimentar a vaidade do ego. Não queiram que eu seja mais um na multidão, com roupas da moda, com sapatos do momento e com ideias iguais a de todos à minha volta. Eu já fui além do horizonte para ser igual à todos que não foram. Eu sou uma pessoa agressiva, muits pessoas gostam de esquecer do  umbigo delas e me apontar isso, mas sinceramente se eu não fosse agressiva eu teria ficado no mesmo lugar  de sempre e isso não me tornaria livre como eu sou, então, acredito que deva moldar minha agressividade em muitos momentos sim, mas ela não é algo tão negativo como pintam, ela é a essencia da minha liberdade. Mas como grande parte das pessoas que convivemos não são livres, elas tendem a achar que o diferente é errado. E esse é outro ponto da liberdade, porque ser livre não é fazer o que se quer e chegar em casa a hora que se quer, é um pouquinho maior que isso. Pouca coisa, quase nada. Ser livre é estar aberto. Aberto ao novo, às mudanças, ao inseguro e a evolução. É estar disponivel para o incerto. Estranho? Pode parecer estranho de começo porque em geral não se experimenta a liberdade. Eu já convivi com as mais diferentes pessoas nas mais diferentes situações e tento ao máximo não julgar o que vejo e sim, tento entender as diferenças de tudo o que nos é exposto durante a vida. Até porque já vi e vivi muita coisa, mas sabe aquele ditado que diz: "Eu morro e não vejo tudo."? Pois é, eu já vi muito, mas isso não quer dizer que eu vi tudo o que existe por aí, então antes de achar que sei o que estou vendo, eu observo e  tento entender. Depois, eu aprendo e elimino o julgamento da situação toda. 

Estou coletando minhas ideias e opiniões  para tentar impulsionar mais pessoas a serem livres, porque sentir a brisa e o contentamento no coração é imensurável. Isso traz respeito da gente pela gente mesmo. Ser eu, unico, criativo, curioso, aberto, confiante e livre para voar para onde meu pensamento me levar é algo poderoso e real, isso não é utopia, isso está ao alcance de todos, basta se conhecer, basta querer enfrentar as dificuldades e alegrias de frente, basta não ter preguiça de viver. Fico muito contente quando encontro seres livres como eu. Viva a imensa alegria no coração, viva a evolução de ideias, viva a vida!

Nenhum comentário: