terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vairocana


A sabedoria de Vairocana (Buda Branco) corresponde a nossa habilidade de repousar na liberdade natural que é o estado primordial. Isso significa praticamente que cada um de nós pode gerar ações completamente desvinculadas das aparências das situações que emergiram, podemos criar ações que incluem a geração de outras paisagens e contextos. Assim eu posso dar nascimento a situações completamente diferentes e desse modo o Buda Branco possibilita uma liberdade de ações com relação a situações aparentes.

Também remete a nossa capacidade de fazer o outro reconhecer sua verdadeira natureza: criadora, livre, não obstruída. Proporcionar ao outro ver com lucidez, ultrapassar a ignorância do samsara, a visão condicionada.

"Vairocana é retratado com suas mãos colocadas ao nivel de seu coração em um gesto de ensinar; seus dedos formam um círculo representando o dharmachakra, a "roda do Darma". Com esse gesto, ele revela o conhecimento do coração que já possuímos em nosso íntimo. (...) Ele é uma percepção que vê claramente a natureza final de tudo, em todo lugar e em todos os tempos, como ela verdadeiramente é." (Fremantle, Francesca. Vazio Luminoso. Pág. 177)  


Nenhum comentário: