domingo, 17 de maio de 2009

Vik Muniz & "Extraordinary Garbage"

Pra quem não conhece o trabalho desse artista brasileiro radicado em NY, pesquise sobre ele! Vik Muniz é um paulistano que foi pro exterior onde tem seu trabalho muito aclamado. Tem exposição no MOMA e ganhou seu grande espaço por fazer arte usando uma matéria-prima muito conhecida por todos nós: o lixo, restos de computador e similares. Nada mais contemporâneo...

Inicialmente conheci o trabalho do Vik trabalhando na O2, onde em co-produção com a Almega Projects da Inglaterra, produzem um documentário sobre o trabalho do artista: "Extraordinary Garbage" ("Lixo Extraordinário"). No Rio de Janeiro há o maior depósito de lixo do mundo, o Jardim Gramacho e é nesse depósito cheio de moscas, dengue, muito lixo e algumas pessoas trabalhando lá que Vik Muniz extrai a matéria-prima para suas obras. Como um artista sensível à tudo o que pode mudar sua arte, ele faz painéis com imagens de alguns trabalhadores do Jardim Gramacho e o rumo da vida dessas pessoas, que até então são vistas como "lixo" pela sociedade mudam completamente, quando personagem da obra e artista vendem a obra num dos leilões mais importantes de Londres. Esse é o caso de Tião, que aparece no documentário.

Filmado em 35mm traz muitos assuntos à tona como coleta de lixo, exclusão social, orgulho e força individual, os quais caminham juntos com o mercado da arte contemporânea. O lixo volta para a sociedade totalmente transformado. Assim como as personagens deste filme, que também são reinseridos na sociedade completamente transformados.

E para quem está na capital brasileira de cultura, SAMPA, vá ao MASP e não perca a exposição itinerante do Vik Muniz por lá. E para aqueles que não consomem arte por falta de dinheiro, vá nas terças-feiras: o MASP tem entrada gratuita!

Nenhum comentário: