quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Instituto Inhotim - Minas Gerais

Por trás do impressionante espaço que une arte e natureza em Inhotim, está o empresário do setor de mineração Bernardo Paz. Apaixonado pelo mundo das artes e herdeiro de uma coleção de arte moderna, Bernardo Paz preferiu abrir mão das obras do acervo de família e passou a adquirir criações de artistas contemporâneos. Daí em diante, Bernardo Paz começou a cultivar a ideia de transformar sua fazenda em Minas Gerais em um centro de arte internacional que pudessea abrigar sua coleção.
Nos anos 1980 a ideia começou a se concretizar e foi com a ajuda do amigo Burle Marx que Bernardo Paz planejou os jardins de Inhotim. Para expor as obras,
investiu na construção de pavilhões que pudessem comportá-las. Inicialmente, apenas convidados tinham acesso ao espaço, mas em outubro de 2006 o Inhotim foi aberto ao público.
Para Bernardo Paz, a arte só faz sentido quando pode se
r apreciada por todos. "Não há razão para restringir o acesso à arte contemporânea a uns poucos colecionadores. Foi esse propósito que norteou a criação do Inhotim", diz. Na Arco 2008, feira de arte da Espanha, Bernardo Paz recebeu o prêmio de melhor colecionador internacional.
Fundado como uma instituição sem fins lucrativos, o instituto criado por Bernardo Paz não se limita à exibição das obras e à integração com o meio-ambiente. Também desenvolve ações educativas e sociais, estimulando o desenvolvimento da comunidade local e o interesse pela arte. As ações seguem o pensamento de Bernardo Paz, que pretende democratizar a arte e transformar a imagem elitista que ela tem hoje.

Nenhum comentário: