segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Little Miss Sunshine


Asssiti a esse filme ontem... Eu inicialmente achava que era um filme mais serio, meio dramatico, com alguma historia sofrida de alguma crianca asiatica. Ignorancia a minha... O filme eh light, uma comedia gostosa, com uma otima mensagem. A estoria de uma familia, que a principio eh considerada meio maluca, mas ao decorrer do filme, nos damos conta de que toda a familia eh maluca mesmo e que o amor eh que eh a grande diferenca entre elas. Um pai em crise financeira, um avo curtindo a vida e seus prazeres ao maximo, um irmao fazendo voto de silencio convicto em seu sonho de ser piloto da forca aerea americana, um tio viado que acabou de sair de uma clinica de recuperacao por tentar suicidio, uma irma sonhando em ganhar um concurso de miss e a mae tentando equilibrar todas as historias. Figurino, ideias, estilo de vida bem americanos... Ser miss na "America" parece um grande feito na vida. Assim como aqui no Brasil, se alguma "atriz, jornalista, apresentadora de TV e modelo" tem uma bunda redonda, o que mais ela precisa querer da vida? Ela vai ser celebridade, rica, vai casar com um homem importante e poder gastar muito dinheiro com as roupas da moda e com saloes de beleza... O que mais pode-se esperar da vida??? Sem contar nas plasticas... Mas tirando a minha critica ao fabuloso mundo da futilidade brasileira e voltando ao filme, todos as personagens do filme mudam suas vidas ao acompanharem a menina de uns 9 anos em uma viagem a California, para ela participar do concurso de beleza Little Miss Sunshine. A menina eh um pouco fora do peso e nao eh o estereotipo de beleza para participar dos concursos em questao (otimo para ela!!!! ehheheeh). Fica a mensagem do avo (que eu particularmente amei e dei muita risada com ele), que diz que pessoas sao loucas em usarem drogas, transarem com quem quiserem ou em comerem o que quiserem, mas que na idade dele, as pessoas sao loucas se NAO fizerem tais coisas. O tio viado tambem deixa uma nobre mensagem de que mesmo com muito dinheiro e status, o importante mesmo e ser verdadeiro com os seus... FODA-SE O STATUS!!!! FODA-SE A POSE!!! A menina deixa um ensinamento sobre como ser vc mesmo e nem se importar com a opiniao alheia e ela faz isso muito bem na cena final do filme. O irmao faz um papel dificil de voto de silencio ate os momentos mais decisivos da trama e mesmo assim, ele consegue nos dizer muito. Otimos atores, otima estoria, otima licao de vida e muita diversao!!! Vale a pena assistir.

Falando sobre o fabuloso mundo de futilidades, eu nao poderia deixar de escrever sobre minha opiniao em relacao aos concursos de beleza, os beauty pagents: sim, sao futeis e nao promovem nenhuma evolucao na humanidade, muito menos nas curtas ideias de quem vive a vida para isso. Gosto de desculpar-me por minha prepotencia e por achar que aquilo que eu acredito eh o certo. Peco desculpas porque as pessoas normalmente sentem-se diminuidas por isso, mas fazer o que? Eu acredito em mim mesma. Mas... no filme mostrou bem umas meninas de 8 anos, que passaram horas no cabelereiro e no maquiador e aprenderam algum talento qualquer, para poderem estar socialmente apresentaveis e totalmente repaginadas para se amarem. Sim, eu falei 8 anos... Estao espantados??? Nao deveriam... Aqui no Brasil acontece igual, de forma diferente, por vivermos numa cultura diferente, mas a essencia eh a mesma. Minha irma me contou a triste historia de uma menina de 15 anos, com uma mae neurotica e anestesista, que proporcionou a sua filha horas de cirurgia plastica para implante de seios e uma nova remodelagem do corpo. A mae ja incute na cabeca da propria filha que a beleza eh comprada, que a felicidade estah num par de seios enormes e que a reformulacao no visual pode proporcionar uma grande aceitacao perante o mundo, mesmo que seja na marra. Soh os belos sao felizes... Na verdade eu queria poder rir disso, mas nao consigo. Pobre criaturas!!!! Sera que alguem ja pensou sobre o fato da beleza ser um estado de espirito e nao uma condicao fisica? So os magerrimos sao felizes, mas muitas mulheres passam suas vidas vomitando e morrendo por causa disso? Seios grandes atraem um bom casamento? Ou atraem uma boa noite de foda? Claro, eu tambem estou esquecendo de que tudo depende do que a pessoa procura na vida... Eu procuro relaciomentos saudaveis, duradouros e verdadeiros e gracas a Deus nunca precisei usar meus peitos para que homem nenhum me notasse ou se interessasse por mim, mas devo manter em mente que muitas mulheres precisam disso sim. Jah que estou no merito da questao, vou contar outro fato: houve a mulher de um conhecido meu, que fez uma plastica de uns R$ 16.000,00. Nossa, deu para ficar recauchutada, nao? Mas o que eu acho triste eh que tah na cara que ela fez isso por 2 motivos: 1) ver se assim ela comeca a se amar e talvez tenha algum tipo auto-estima; 2) ver se o marido a enxerga. Claro que no futuro ela vai ver que a tentativa foi em vao... E pelo pouco que eu a conheco, sei que ela nao eh uma burrinha qualquer. Ela eh uma vitima de baixa auto-estima, que tenta a todo custo ser aceita e amada. Pena que com esse dinheiro, ela nao teve a brilhante ideia de fazer uma busca espiritual na India, por exemplo. Esse dinheiro nao eh nada na conta bancaria dela, mas aquele ditado de que Deus da asas a quem nao sabe voar eh a mais pura verdade. E infelizmente o marido dela pode passar uma vida inteira ao lado dela, mas nem sera feliz, nem vai ama-la e muito menos vai enxerga-la do jeito que ela tanto quer. Shame on you... Jah uma outra amiga minha, fez um implante de seios ha uns 2/3 anos atras. Estou falando isso pq ela eh um maravilhoso exemplo de quando devemos usar a tecnologia e as opcoes do mundo moderno a nosso favor e nao contra nos mesmos. Ela nao tinha nada de seio, colocou pouco (nao sei qtos mls...), ninguem nota, ate entre os amigos foi muito pouco comentado pq ela nao dormiu uma despeitada e acordou a Pamela Anderson, foi sutil. Isso a fez se sentir mais sexy, mais mulher, mais segura. Ela eh uma guria inteligente, que le muito e nao precisa dos peitos para conseguir um emprego na vida, por exemplo... Parabens a ela, que de muitos casos que eu poderia citar aqui, foi uma das poucas que fez uso consciente das facilidades modernas. As outras historias em sua maioria, contam tristes fatos de pessoas frustradas, que preferem viver uma vida mascarada ao terem que mexer com seus meros conceitos.

"O verdadeiro fracasso nao eh alguem que nao vence. O verdadeiro fracassado eh aquele que tem tanto medo de vencer que nao chega a tentar." Little Miss Sunshine.

Eu queria pedir desculpas pelos erros de pontuacao, que neste post se apresentam... Estou usando o MAC do Tiago, pq nao conseguimos colocar a internet no meu PC... Nada contra o MAC, gosto de ser bem aberta as coisas, mas qdo a gnt nao sabe mexer direito nas coisas, tudo fica mais dificil...





Nenhum comentário: