quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Primos-Irmão

É impossível falar no Destino sem falar no Livre Arbítrio. Eles são primos-irmão e andam sempre juntos. O livre arbítrio de nossas escolhas nos leva ao destino de nossas vidas. As pequenas escolhas do dia-a-dia traçam o nosso futuro. E ainda, as escolhas que fizemos hoje podem demorar muito para transformarem-se em destino. Sim, porque o Tempo precisa de tempo para "sacar" qual é a nossa, para entender qual é o nosso caminho, para construir o nosso futuro. Não pense que qualquer atitude será em vão, que qualquer pensamento será esquecido, q qualquer maledicência será apagada. O Tempo é paciente, observador, meticuloso e administra com destreza inúmeras técnicas de memorização. O Destino leva a culpa por muitos acontecimentos, outras vezes leva o mérito, mas no fundo, no fundo mortais não sabem que somos donos dos nossos destinos. E como devem rir os deuses no Olimpo...

Tempo: - Vcs viram? Se eu agilizo tudo é porque eu sou rápido demais...

Livre Arbítrio: - ... se vais devagar, a ansiedade os consome... (risos)

Destino: - Vamos tirar férias deles! (risos)

Tempo: - Má idéia! (risos) Imaginem quando voltarmos?

Livre Arbítrio: (risos) – Estarão vivendo todos de passado...

Tempo: (gargalhadas) e o Destino vai ser o culpado de tudo! (gargalhadas) Sim, porque há de haver um culpado, um outro alguém a quem apontar o dedo.

Destino: (risos) – nada de férias! (risos) Quer melhor terapia do que esta? Do que ficar observando algumas trapalhadas?

Livre Arbítrio: (gargalhadas) – Não, não há!

Tanta racionalidade e pouca clareza em entender como os caminhos se cruzam, como as pessoas se vão ou ficam, como as tempestades se armam, como as doenças nos fazem padecer, como as mágoas se enraízam.

E vocês não concordam? Se tudo na vida fosse razão, não teria graça! E a emoção? Para isto: Elemento Surpresa e Coincidência!!!! Sim, tão sábios quanto o Tempo, mas menos pacientes; tão importantes quanto o Livre Arbítrio, mas menos livres; tão surpreendentes quanto o Destino, mas menos previsíveis. Eles são as peças que os deuses nos pregam, os testes, as provocações e acreditem: são primos-irmão do Destino também. Nosso destino também depende de como sentimos e reagimos diante das surpresas da vida. E quando tão despercebidos e sossegados, estamos entre amigos na casa de alguém e aquele ex-namorado (a), que tanto nos magoou, que tanto evitamos, entra porta à dentro como que por coincidência? O livre arbítrio de nossas emoções, que geram reações, podem mudar o futuro da história escrita pelo casal citado acima. E quando um grande problema pode começar a ser resolvido por uma coincidência do destino? E quando aquele trabalho tão almejado "bate" às nossas portas como que de surpresa? E no Olimpo seguem as discussões...

Coincidência: - Não! Eles devem ter a liberdade de querer se verem ou não.

Elemento Surpresa: - Mas eles querem, tah na cara! Tah estampado na cara deles...

Tempo: - Em relação à isso eu também tenho que concordar. Eles só não tiveram coragem ainda...

Coincidência e Elemento Surpresa: - Por favor, por favor, deixem a gente se divertir um pouquinho...

Livre Arbítrio: - Eu ainda sou da opinião que eles ainda não estão prontos. Não achas, Tempo?

Tempo: - Dessa vez vou ter que discordar. Eles já traçaram seus destinos, já fizeram suas escolhas, com minha ajuda é claro, mas já fizeram. O que os paralisa é o velho MEDO. uuuuuuuuuuuuuuuuuuuhhhh

Destino: - Estamos em 3 contra 2. Vocês venceram!!! Arregassem suas mangas e façam eles se encontrarem logo, duma vez.

Coincidência e Elemento Surpresa: - Oba!!!! Logo voltaremos com boas novas...

E se foram às pressas...

... Alguns dias depois, Marta estava quase chegando na estação do metrô, indo para casa, quando se deu por conta que havia esquecido a sombrinha no consultório médico. Ela dá meia volta e volta ao consultório. Inusitadamente, Giuvan está dando mais uma volta na quadra para poder estacionar o carro. Era o aniversário do seu chefe e Giuvan parecia estar meio estressado ou pelo trânsito ou por um dia exaustivo de trabalho, porque estava dando voltas na quadra, brigando no trânsito, buzinando, ele não parecia nada calmo. Após alguns momentos de raiva e fúria, ele decide simplesmente entregar seu carro ao manobrista do bar... (ufa!). Quando ele sai do carro, todo preocupado com a hora, se já não estaria atrasado ou não, ele esbarra com Marta, que mesmo com a sombrinha na mão, se assusta.

Marta: (assustada) – Opa, perdão...

Giuvan: - Quanto tempo! Não, não foi nada.

Marta: - Nossa! Ahm.. Tudo bem?

Giuvan: (gaguejando) – Sim, tudo. Ahm.. E contigo? As pinturas? O Pedrinho?

... Missão cumprida! Daqui por diante seria tudo com eles outra vez... E assim as histórias vão traçando seus rumos, os pensamentos vão tornando-se realidade, as vidas vão se entrelaçando, se desencontrando, se aninhando. E os deuses no Olimpo vão se divertindo, com toda a responsabilidade do mundo, mas um pouquinho de diversão não faz mal a ninguém.

Sabendo agora que somos responsáveis pelo rumo o qual o rio toma, devemos agir e pensar de forma mais esperta. Temos que nos manter alertas ao fato de que tudo gera conseqüências, tudo! Nossos atos, nossas idéias, nossas palavras, nossos sentimentos e até mesmo nossa inércia de não querer decidir nada. É muito importante vivermos o momento, o agora, mas não esqueça de que o amanhã não é invenção, ele existe e este é o resultado de nossos momentos vividos. Respeite as pessoas, seja sincero consigo mesmo e aos seus sentimentos, tenha paciência, cultive a sabedoria, a liberdade de escolha, tente aprender algumas técnicas de memorização e salpique alegria e diversão à essa "fórmula" e tenha certeza de que o Destino se encarregará de conspirar a seu favor.

Destino: - Assim fica mais fácil conhecer a tão almejada felicidade.

Coincidência: - Soa tão simples, neh?

Tempo: - Soa, mas não é. Requer dedicação, perseverança e honestidade.

Destino: - Nãoé fácil, mas também não é tão difícil assim, não! Humildade, integridade e muito amor...

Quem escolhe só se divertir e rir, o Livre Arbítrio fica de mãos atadas e em meio tantas coincidências e surpresas, o Tempo age e o Destino força uma maior seriedade e resposnabilidade em relação à vida. Contrua sua satisfação, sua sabedoria, sua paz de espírito e coloque sentimento verdadeiro em tudo o que faz.

... Enquanto isso no Olimpo...

Nenhum comentário: