domingo, 23 de dezembro de 2007

प्राणायाम

Aproveitando todas as promessas de final de ano, achei pertinente deixar uma boa dica de promessa: RESPIRAR MELHOR!!!! As pessoas fazem esse exercício vital de forma tão mecânica... Você já parou para pensar que podemos ficar dias sem comer e horas sem beber, mas não conseguimos ficar minutos sem respirar? Plim! A respiração é o alimento mais importante para os seres. Sabia?! A Yoga me ensinou PRANAYAMA. Já ouviu falar? Procure sobre o assunto e tenha um corpo mais saudável, uma mente menos poluída e uma vida mais "smooth". ;)

Um levantamento feito pelo Hospital Sírio-Libanês (em Sampa), mostra que em 9 de cada 10 pacientes que buscam o Serviço de Medicina do Sono do hospital, a causa das noites mal-dormidas é a maneira de respirar. A dificuldade para respirar faz a pessoa acordar várias vezes durante a madrugada. E ela nem sequer se dá conta disso, porque volta a dormir logo em seguida. Nomeado pelos médicos de "microdespertar". Acordando várias vezes o corpo não descansa como deveria. "As pessoas chegam aqui pensando que sofrem de insônia, pedindo pílula para dormir. Quase sempre o problema é outro", explica o pneumologista Maurício da Cunha Bagnato. Noites maldormidas resultam em dias de sonolência, mau humor, dor de cabeça, falta de concentração e reflexos lentos. "A concentração de oxigênio no sangue diminui e a de gás carbônico aumenta, o que provoca repercusões em todo organismo, como hipertensão, sobrecarga cardíaca e distúrbio metabólico", diz o presidente da Sociedade Paulista de Penumologia, Rafael Stelmach. (Estadão, 18/12/07)

Vale também lembrar que fazer o bem e uma boa respiração ajudam para se ter uma boa noite de sono. Procurar não se meter em encrenca e escolher bem as companhias, também tah facilitando a vida...

Leia sobre PRANAYAMA:

http://www.imagick.org.br/pagmag/pratick/Pranayama.html

Nenhum comentário: