terça-feira, 17 de agosto de 2010

minha percepção

Essa minha pergunta sobre quem é mais inteligente: emocional ou racional, não foi uma boa pergunta. Abre muito precedente prum pensamento mais competitivo, exclusivo, preconceituoso que não é o que eu deva explorar. Mas quero sim falar sobre inteligência emocional. A racional já conhecemos muito bem, já nos trouxe até aqui, com muitos méritos e avanços, mas acredito que as pessoas devam buscar cada vez mais uma forma sensititiva de se comunicar. A comunicação vai além das palavras, é preciso sentir o outro. Externamente há muita influência de uma forma mecânica de ser, não uma forma natural. Parece que o que se sente é tolo ou sem importância. Desde quando fizemos essa parte da nossa percepção parecer tola? Pára tudo e vai pelo outro lado... Junta, soma, não subtrai. Junte todas as inteligências possíveis!!!! E por esse motivo falo sobre o assunto para ajudar a espalhar um melhor entendimento sobre nossa percepção sensorial. Darwin foi um dos primeiros a falar sobre o assunto, enfatizando a importância para nossa adaptação e sobrevivência. E a partir daí, pensadores contemporâneos falam sobre a capacidade de compreender a si mesmo e de apreciar os próprios sentimentos, medos, motivações e também a capacidade de compreender as intenções, motivações e desejos dos outros. Não basta só nos entender, tem que entender o outro!! E em 2000, veja como é recente, Salovey & Mayer definiram inteligência emocional:

 "...a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros." (Salovey & Mayer, 2000).

Perceber, exprimir, assimiliar, compreender, raciocinar e controlar um sentimento próprio ou de outra pessoa. Complexo, mas possível. A única coisa que eu gostaria de alertar são aquelas pessoas com dificuldades em aceitar seus próprios sentimentos. Como se  fossem parte não integrante do nosso sucesso e da nossa felicidade. Os nossos sonhos tornam os dias mais agradáveis e transformam a realidade. As emoções são o gás da vida, pra quê esconder? Ou negar? Vamos nos sentir, nos entender, nos comunicar integralmente. Eu gosto do calor daqueles corações que sentem. E as vezes o que sentimentos é conflitante com o que os outros sentem, mas esse tipo de situação será para sempre inevitável. O que pode ser evitável, é uma necessidade de esconder e não aceitar aquilo que se sente. Somos um todo! O tolo é aquele que não se permite sentir.

Nenhum comentário: