segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O brasileiro e o metrô

Eu, fazendo uso do meu constante senso crítico, venho dissertar sobre o comportamento do brasileiro no transporte público - metrô. Vou usar de um vocabulário um tanto quanto chulo para definir o comportamento do brasileiro em tal situação: parece uma boiada, sem tirar nem pôr. PQP! Esperar alguém sair do trem para depois entrar parece uma idéia de outro mundo, por exemplo.
Fico um tanto quanto espantada com um povo tão rico culturalmente, mas tão ignorante. Alguém já esteve na estação da Sé em horário de pico? Acreditem, mas o metrô de SP contratou mais "urubus" (como são chamados os guardinhas do metrô que estão sempre vestidos de preto, daí o apelido urubu), para tentar doutrinar as pessoas para entrarem no trem. Eles ficam dizendo para as pessoas terem calma, para esperarem o próximo trem se necessário, para entrarem e não ficar parado na porta como se nunca mais conseguissem sair deste e mais ainda, falam para as pessoas não se machucarem fisicamente. Quer dizer, você acorda de manhã cedíssimo vai trabalhar e precisa rezar para não ter o pé injuriado por causa do desespero do povo brasileiro? É isso?! Eu fico horrorisada!!!!! As pessoas entram no trem e não caminham até o corredor deste, elas precisam ficar imóveis na porta, atrapalhando o entra e sai. Será que elas têm medo de nunca mais conseguir sair do trem? Eu não consigo entender... Nunca pensaram que talvez, se você errar a estação, tudo bem, volte uma estação, pelo outro lado da plataforma e está tudo resolvido. Como num passe de mágica! Tah, talvez isso te tome uns 10 minutos, mas o que são 10 minutos mesmo? E isso tudo que na Sé as pessoas entram por uma porta e saem por outra. Se isso acontecer tudo na mesma plataforma, daí, fudeu... Pânico geral, empurra-empurra e afins.
Ah, o povo brasileiro... Tão cheio de graça, tão ensolarado e tão cego e mudo... Aceita passivamente as palhaçadas dos nosso políticos, trabalha que nem cão para pagar as férias em Miami de poucos e parcela sua televisão de 21 polegadas em 36X, para poder ficar mais cego e mudo ainda em frente à novela da Globo. Um povo que adormece nos pontos de transporte público, mas que quando vem o carnaval, não dorme por 5 dias, afinal, é preciso comemorar. Comemorar o que mesmo? Me esqueci...
Por favor, obrigado, com licença são palavras quase que extintas do dicionário, é isso? Gentilezas são cafonas? A única coisa que eu vejo ser respeitada no metrô são os assentos de cor cinza, que são assentos preferenciais para idosos, grávidas e mulheres com criança no colo. Isso já foi imposto no cérebro do usuário do metrô de SP, mas parece que no Brasil as coisas só funcionam assim: impostas. Precisamos de uma ditadura de bons costumes, é isso?
Povo brasileiro, muita calma nessa hora... Sem pânico. O trem não vai ser o último trem de sua vida, a febre amarela não vai acabar com o Brasil, esperar um passageiro sair do vagão, para você ter espaço para entrar é ganhar tempo e não perder, o carnaval não é a solução para todos os seus problemas... Capice? Faça como os ingleses, ao invés de dormir no trem, LEIA! Leia, leia, leia! Os ingleses parecem frios, chatos e outras cositas más, mas nunca vi um empurra-empurra na terra da Rainha Elisabeth, nunca! As pessoas formam filas civilizadas para pegar o ônibus, no metrô as pessoas que querem subir a escada rolante sem andar ficam no lado direito da escada rolante, enquanto o lado esquerdo fica livre para quem tem pressa, antes de entrar no trem as pessoas se posicionam ao lado da porta para esperar os passageiros saírem e assim vai. Coisas simples que fazem a maior diferença! A maior diferença! Quando faço uma breve comparação entre o povo brasileiro e o povo britânico, ouso dizer o seguinte: enquanto que o povo britânico lê no transporte público, o povo brasileiro dorme. E ainda acham que eles são frios e chatos...
Pensem nisso.

Um comentário:

mihail disse...

transporte público aqui é um inferno.

sabe a estação Brás de trem CPTM? que vai lá pra pqp? aquilo é o inferno do inferno.

bj